16/02/2014

Compõe o vestido e segue a senhora de fato

"Senhora de fato   Jorge, porque é que te... (emenda para a terceira pessoa do plural) se tornou vegetariano?
Jorge  Por causa da verdade.
Jorge é um homem seco, com colete de fotógrafo, com os bolsos cheios. As mãos tremem-lhe.
Senhora de fato  Por causa da verdade?
Jorge  Um dia ia a entrar no supermercado e uma rapariga entregou-me um folheto com a promoção do lombo de vitela. Eu disse-lhe que não queria, ela insistiu e eu disse-lhe que era vegetariano. Quando cheguei ao carro, pensei: porque é que eu fui dizer aquilo? Eu não sou mentiroso. Então, se não era mentiroso, era porque era vegetariano. Nunca mais comi carne. Tive de optar entre a vitela e a verdade. Escolhi os legumes."
Afonso Cruz, O cultivo das flores de plástico, Alfagura, 2013


Sem comentários:

Enviar um comentário